Escondidinho de carne de sol à sertaneja

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


Co-co-como vão, companheiras?

Falem a verdade: quando vocês vêem a saudação acima não ficam felizes sabendo que a galinha mais linda e simpática do mundo (é, sou eu mesma!) chegou? Vim somente para trazer uma co-co-co-co-comidinha especial feita co-com muito carinho, co-co-mo sempre.
Hoje, para abalar a estrutura de vocês, trago uma receitinha de escondidinho de carne de sol à sertaneja, que aprendi aqui co-com a Claudinha, do Feito a Mão. Sei que falo muito dela, mas é que temos muito em comum (menos as penas, claro!). Gosto muito das receitinhas que ela faz e, principalmente pela simpatia que ela é, gosto de reproduzi-las. Mas não é verdade que somos assim? Às vezes gostamos tanto de alguém que acabamos fazendo coisas parecidas.

Antes que vocês fiquem com ciúmes, esclareço que também gosto muito das receitas de vocês, mas por falta de tempo não tenho feito. Contudo, tá tudinho no meu livrinho de receitas e irei pôr em prática logo-logo. Có có? (traduzindo: entenderam?)

Aproveitem que o final de semana está chegando e comprem logo os ingredientes que garanto que será um sucesso. Vai dar galo!


 Escondidinho de carne de sol à sertaneja
(adaptado)
Ingredientes:
macaxeira
1 tablete de caldo de carne (usei o caldo de carne líquido)
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 caixa de creme de leite
carne de sol e/ou linguiça calabresa
manteiga
1 cebola branca fatiada bem fininha
1 cebola roxa fatiada bem fininha
1 dente de alho pisado
queijos: catupiry, parmesão e coalho (ou outra combinação de sua preferência)

Cozinhe a macaxeira com 1 tablete de caldo de carne dissolvido na água do cozimento. Quando estiver cozida, escorra-a e esprema. Reserve o caldo e misture leite em pó nele.
Faça um purê com a macaxeira (usei o processador, que é muuuuito mais fácil). Junte o leite que você misturou à água do cozimento.
Leve umas 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ao fogo e quando esquentar, junte o purê da macaxeira. Acrescente uma caixinha de creme de leite (ou meia, dependendo da consistência). Apure bem e reserve.

A Claudinha cozinha a carne de sol na panela de pressão, mas sou meio preguiçosa e resolvi assar da frigideira, mesmo. Para isso, esquentei um fio de óleo na frigideira e fui acrescentando a carne. Usei cerca de 1/2 kg de carne de sol. Acrescentei cebola roxa quando ela já estava na hora de dourar. Depois passei tudo no processador.

Numa frigideira, derreta manteiga comum ou use manteiga de garrafa e refogue 1 cebola branca e 1 roxa em tirinhas bem fininhas e 1 dente de alho pisado.
Quando murchar, se quiser, acrescente 1 tomate e 1/2 pimentão picados. Deixe apurando, mas não muito. Em outra frigideira, doure rodelas de linguiça calabresa, sem gordura nenhuma. Escorra as linguiças no papel toalha e reserve. Junte a carne de sol às verduras refogadas. Deixe apurar, acrescente a linguiça e desligue o fogo.
 
Na hora de montar (use ramequins individuais ou pirex untados):
carne de sol com lingüiça
purê de macaxeira
Queijos (queijo catupiry e, por cima, queijo parmesão ralado na hora e coalho picados a gosto).






Meu forno tem a opção de gratinar, o que deixa qualquer prato douradinho e belo. Se você não tem um desses e deseja o mesmo efeito, vale um maçarico.



Não ficou um prato lindo? Eu fiz a receita dobrada e rendeu 6 ramequins médios e uma travessa grande. Congelei a travessa para os dias em que a seguinte operação matemática esteja em vigor:

visita inesperada + preguicite aguda + falta de tempo = escondidinho de carne de sol

É escon-condidinho pra ninguém botar defeito! Cócócó? (traduzindo: concordam?)

P.S.: Escondidinho com suco de graviola ao leite.
Huuuuummmmm! Nada mais nordestino.

Beijocas e bitocas,


4 comentários:

Eva 17 de novembro de 2011 às 13:59  

Que especial essa receitinha, amei muito, como eu tenho preguicite aguda na cozinha, é pra mim mesmo, eheh, bjinhos Adda, um bom dia, tardo mas não esqueço de vc.

Mayana Bonilha 23 de novembro de 2011 às 12:42  

Agora eu fiquei doidja, kkkkkkkkkkkk....Quero comerrrrrrrrrr...

Beijinhus,May


baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

Chef Daniel Deywes 28 de novembro de 2011 às 08:08  

Parece delicioso ...


abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP