E com vocês... a Condessa de Nane!

segunda-feira, 18 de julho de 2011



Hoje eu tenho o imenso prazer de apresentar a vocês uma personagem muito querida, que conheci aos 10 anos e sou apaixonada por ela até hoje: a Condessa de Nane. Ela surgiu em minha vida desde o momento que ganhei o primeiro livro de poesias, da coleção Para Gostar de Ler, que tenho até hoje e já apresentei à minha filha.

A partir do dia em que ganhei tal livro, minha leitura de mundo mudou abruptamente. Agora eu via as palavras de um jeito diferente - com formas, gestos, cores, música e dança, muita dança. Em meio a esse bombardeio de emoções, a Condessa de Nane foi chegando suave, meiga. Sem me aperceber, ela já fazia parte da minha vida enquanto "porção poeta". Comecei a fazer pequenos versos, sem maiores intenções, e quando vi já havia escrito um livrinho de poesias.

É claro que, de maneira tão intensa, acabei por incentivar muitas amigas a trilharem o mesmo encantador caminho da poesia. Tempos excelentes! Estimulada por uma professora, participei até mesmo de um concurso nacional. Não ganhei prêmio algum, mas o interessante foi que, ao me inscrever, vi que teria de criar um pseudônimo (falso nome) para não ser identificada na hora do julgamento. Não foi difícil escolher “Condessa”, pois muitas pessoas já haviam me dito que eu tinha feições clássicas de uma pessoa nobre de tempos antigos (só sendo, kkkkk), como... uma condessa. “Nane” veio anos depois, em homenagem a um grande amigo meu.


Ainda hoje, quando estou triste ou contemplativa, a Condessa vem me visitar. Calmamente ela bate à porta e eu, educadamente, lhe ofereço um café. Assim, como quem não quer nada, nós vamos construindo ideias em forma de versos, sonhos em forma de letras. Gostaria de passar mais tempo com ela, mas a realidade da fugacidade da vida me traz de volta aos afazeres cotidianos. E então, com a mesma fineza e postura que ela chegou, também se vai.


Como meio de tê-la mais vezes ao meu lado, dediquei um espaço especial à nobre convidada - Café com a Condessa -, onde ela irá partilhar tanto os próprios poemas como os de diversos admirados poetas.


Enfim, agora que vocês já sabem a história da Condessa de Nane e estão devidamente apresentados, ela mesma irá postar um dos poemas constantes daqueeeeele livro acima mencionado: A Bailarina. Esse poema da maravilhosa Cecília Meireles está recheado de boas lembranças, tanto que está até hoje na memória da Condessa (e na minha).

A bailarina

Cecília Meireles




5 comentários:

Bella 18 de julho de 2011 às 10:31  

Que lindo Adda, também ouve uma época da minha vida em que ensaiei alguns versos. Adorei a historia da Condessa de Nane, quero ver ela mais vezes por aqui!
Bom começo de semana!
:D

http://esemeudivafalasse.blogspot.com/

ENCANTOS EM PONTO CRUZ 18 de julho de 2011 às 10:40  

Bom dia, tudo bem? Tem selinho lá no blog pra vc pode pegar todos ou só o que gostar, bom inicio de semana, bjos

Jôse Lopes - 21 de julho de 2011 às 08:19  

Oii amada, obrigada! Ah sua bailarinha é linda! Engraçado parece sonho de mães nordestinas, rsrs " filha bailarina, eu sonhei com uma bailarina em casa, até tive por alguns dias, mas parece que o sonho era só meu, então não vingou rsrs, sucesso pra sua e pra tí tbm. beeijos, volte sempre, amo visitinhas e comentários.

Elcyneia,  3 de dezembro de 2011 às 05:27  

olá querida,

Como você me inspira...
Como é bom ter referenciais na vida!
Seu blog consegue tocar, instigar, estimular,
emocionar... iluminar!

Que bom que Deus criou vc
Deus te abençoe minha amiga
A luz de Deus refeletida através de vc
ilumina muitas pessoas.

Bj no coração!
Espero poder encontrá-la em breve.

Maria Eduarda Da Silva 30 de março de 2014 às 14:20  

Oi Meu Nome é Maria Eduarda Da Silva
eu adoro poesias e adoro mais da bailarina
quero dar parabéns pela linda poesia
beijos, tchau .
Com amor assinado: Maria Eduarda Da Silva

data: 30/03/2014

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP