Scones com uva-passa

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Co-co-co-como vão, companheiras?
Fazia um tempão que não dava as penas por aqui, mas é que andei ciscando por outros galinheiros. Kkkkk
Que-que-queria hoje compartilhar a receita de scone. Co-confesso que achei o nome dele meio estranho, por isso pedi a Júlia pra pesquisar pra mim. "Scone" foi inventado na Escócia. Tido como um pãozinho achatado e macio, feito com farinha e cevada, tornou-se muito popular. Gostei muito da receita...meio agridoce....tão bonitinho...e gostoso. Com um cafezinho, huuuuuummmmm! Simples de fazer, dá uma vontade danada de criar um "visual" mais atrativo pra ele. E foi o que eu fiz!
Anota a receita aí:


Scones com uva-passa
280 g de farinha de trigo
60 g de manteiga fria 
4 c.s. açúcar
50 g de uva-passa picada
1 ovo
160 g de creme de leite com soro (mais um pouco para dar brilho) 
1 c.s. fermento em pó
1 pitada de sal


Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 220°C. Forre uma chapa com papel-manteiga. Prepare um recipiente com um pouco de farinha e outro com um pouco de creme de leite com soro. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Corte a manteiga em cubos e coloque-os sobre os ingredientes secos. Obtenha uma massa granulada. Junte as uvas-passas picadas e misture. Faça um buraco no meio da massa.
Bata o ovo e o açúcar dentro de um recipiente até obter uma textura cremosa. Junte o creme de leite com soro e misture novamente. Coloque essa mistura no buraco feito no meio da massa. Misture com um pão-duro até que tudo esteja incorporado. Polvilhe farinha sobre a tábua de cozinha e coloque a massa sobre ela. Trabalhe a massa rapidamente para que fique homogênea e modele-a como uma bolacha grossa de 3 a 4 cm de altura. Polvilhe com farinha a superfície e trabalhe a massa com um rolo. Mergulhe um molde vazado na farinha de trigo e corte com ele a maior quantidade de scones possível (ponha o molde novamente na farinha cada vez que o usar). Pincele a superfície dos scones com um pouco de creme de leite com soro (para dar brilho) e leve-os ao forno por 14 minutos. Desenforme-os sobre uma grelha.
Para dar o toque especial, decore creme de avelã com a ajuda de um bico pra confeitar (nunca sei o nome do bico). Pus cereja em cima e o resultado final ficou uma maravilha. 
Espero que tenham gostado! Caso façam, podem me chamar pra experimentar que eu vou voando (e galinha voa?)
Bitocas e até a próxima!

4 comentários:

Bella 23 de fevereiro de 2012 às 10:21  

Nossa Adda, me deu água na boca...fiquei aqui só babando...parece fácil de fazer...vou tentar!
:D

Eva 25 de fevereiro de 2012 às 10:49  

Oi amada, estava com muitas saudades de você também e você e Gertrudes chegam com ares de festa, que delícia, essa receita e muito linda tua criação, amei, nota mil bjinhos, Adda, um findi prá lá de ótimo prá ti.

redpompom.blogspot.com 25 de fevereiro de 2012 às 23:17  

Ola que adoravel e delicioso blog :D
Gostaria de te convidar para visitar o meu tambèm e se gostar poderemos nos seguir ok?
Beijao

Bella 10 de março de 2012 às 08:55  

Adda querida, o Divã está com uma novidade, depois passa lá no meu cantinho para conferir!

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP