Dias dos professores e Biscoito de aveia com nozes

quinta-feira, 13 de outubro de 2011


Oi, gente!

Hoje vim compartilhar as idéias (e execuções) que tive para honrar as professoras de Samara, em virtude da comemoração do Dia dos Professores neste dia 15. Pensei em algo especial, tipo “fui eu que fiz”, pois acredito que um presente feito a mão tem muito mais valor agregado (carinho, tempo, criatividade e dinheiro).

Resolvi que pintaria uma caixa com efeito jacarelado na tampa. Pra quem não sabe, efeito jacarelado é um falso mosaico, que a gente faz pingando verniz vitral (na cor desejada) com conta-gotas em cima de uma base especial pra jacarelado, que mais parece uma cola.


Lixei a peça, passei uma demão de tinta acrílica branca e pintei embaixo de vermelho cereja (amo essa cor, pois tem vivacidade) e, com o lado contrário de um pincel, molhei com a tinta amarela e fiz bolinhas ao redor da peça. Achei uma graça! Daí comecei o jacarelado, mas acabei não gostando da produção (sou muuuuuito perfeccionista!). Então, raspei tudinho (essa é a parte que não gosto de lembrar), lixei novamente, esfriei a cabeça por uns dois dias e parti pra pensar novamente no que iria fazer.

Bom, agora é que eu começo uma outra história: eu sempre gostei muito de pintar, mas nunca havia achado um estilo que se encaixasse com os traços que desenho. Inclusive Paulo (meu marido), que é um especialista em arte e história da arte, nunca me estimulou a pintar quadros porque disse que eu não possuía um estilo próprio. Sei até desenhar, consigo reproduzir bem um desenho que vejo. Sempre gostei muito de arabescos, formas lúdicas e desenhos meio parecidos com o figurino do filme “Alice no país das maravilhas”, que é meio louco, nada convencional.


Daí fiquei pesquisando desenhos legais que eu pudesse tomar como referencial. Formatos para os olhos, boca, nariz, bochecha, cabelos e adereços. Risquei um caderno todinho fazendo modelos e finalmente consegui chegar na ideia de desenho que queria pra pintar a caixa. Fiz um desenho que lembrasse os traços de Samara (branca, cabelos cacheados, olhos grandes, sobrancelha grossa) e da “tia” Vanilda (morena, cabelos vermelhos e cacheados, olhos grandes) e tratei de pintar.


Aleluia! Agora ficou como eu queria. Pintei também dentro da caixa com esmero, pois aprendi que os acabamentos internos são tão importantes quanto os externos. Fiz bolinhas vermelhas e passei verniz acrílico em toda a peça pra protegê-la. Pra ficar ainda mais “cute”, recheei a caixa com bombons e passei uma fita listrada ao redor da caixa, com um cartãozinho amarrado indicando a presenteada. É claro que também tem um cartão que Samara vai escrever pra professora dentro da caixa. Ah, os cartões e envelopes foram cortados pela minha super-hiper-ultra-mega Cricut, presente de aniversário dado pela minha tia Tata e irmã Adaina. Mas depois preparo um post explicando como operacionalizá-la direitinho.

Voltando ao assunto, também tinha que preparar uma lembrancinha para as professoras que dão aula das matérias que a professora Vanilda não dá. Gertrudes fez biscoitos de aveia, super comfort food, preparados com muito carinho pra adoçar ainda mais a vida das queridas professoras. Pega aí a receita que ainda dá tempo de fazer.


Biscoito de aveia e nozes
Ingredientes:
1 xícara (chá) de flocos de aveia instantânea
¾ de xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de nozes picadas ou castanhas-do-pará picadas (usei as nozes)
½ xícara (chá) de margarina)
¼ xícara (chá) de açúcar refinado
1 ovo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de essência de baunilha
¼ colher (chá) de noz moscada

Em um tigela, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Em seguida, faça “montinhos” da massa sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno (180o C) por cerca de 12 minutos ou até dourar. Com cuidado, retire o papel manteiga (ainda com os biscoitos em cima) e ponha em cima de um lugar frio (mármore ou uma grelha) e deixe lá até esfriar. Guarde-os em seguida, mantendo o recipiente fechado para que eles não amoleçam. Duram cerca de uma semana e rende aproximadamente 40 biscoitos. São uma delícia e muito saudáveis.


Bom, no final a lembrancinha ficou assim. A caixa é própria para cupcakes, mas comprei exatamente para fazer esse tipo de mimo. Um lacinho e muito carinho. Agora vou repousar, porque amanhã logo cedo tenho que ir ao meu médico do joelho "bichado" e me preparar psicologicamente pra o que irei escutar.

Beijos e um ótimo final de semana!


6 comentários:

Josiana Leite 13 de outubro de 2011 às 21:03  

SUCESSO LINDO DEMAIS, GRANDE ABRAÇO

Calíope Corrêa 14 de outubro de 2011 às 08:55  

Esses teus presentes... tudo de bommmmm! ^^

Bjus
@OMundoDeCaliope

Bella 14 de outubro de 2011 às 10:51  

Ficou muito bom Adda, super criativo...aposto que elas adoraram!
Eu tb adoro pintar, fazer arte...vc é uma artista completa!
:D
Bom final de semana!

Eva 14 de outubro de 2011 às 22:18  

Que lindo teus trabalhos Adda, eu amei a receitinha também, estava com saudades de ti, sem contato, perdi minha lista de blogs, agora vc vai ficar lá na minha lateral ehhe, bjos, amiga, to cansadinha mas vim te ver, bom findi.

AUDENI OU Dona Mocinha 15 de outubro de 2011 às 11:50  

Oi Adda, o importante é achar uma identidade para seus desenhos, é como o blog.
Seu blog te traduz, pq. tem o que gosta, o que vc. acha importante.

Eu gostei muito dos seus desenhos - não estou falando p/ te agradar não, elogio qd. realmente gosto!

Que vc. tenha um lindo final de semana e não pare de desenhar!!!


Beijos



Audeni

Eva 24 de outubro de 2011 às 09:39  

Adda, eu adorei a receitinha do biscoito de aveia, vou tentar fazer, parabéns pelo teu trabalho, desejo muito sucesso, vc tem muito talento, querida, vá em frente! bjos.

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP