Ordem no closet

domingo, 29 de maio de 2011

Olá, queridos e queridas! Ainda estou internada no hospital, mas meu estado clínico está melhor – menos dores, menos inchaço no joelho e mais impaciência vontade de ficar boa logo. É claro que ainda tenho altos e baixos emocionais, mas nada permanente. Venho recebendo muitas visitas, o que tem sido excelente tanto para me estimular quanto para “matar” o tempo. Nesses dias sem-fim tenho experimentado uma boa dose de fé e paciência. Já faz 20 dias que estou aqui e só tenho previsão de sair daqui após 30 dias completos. No raio-X tirado hoje vi que a patela está fora do lugar e isso muito me entristeceu. Orem por isso, tá?

Bom, mas mudando de assunto, hoje vim aqui pra dar algumas dicas para organização do seu closet ou guarda-roupa. Para isso, criei os 10 mandamentos indispensáveis para a boa ordem nesse departamento da casa.

10 mandamentos para organizar seu closet:
1º) Começarás tirando tudo do closet e farás uma generosa limpeza com pano embebido com vinagre, que é uma poderosa arma contra os ácaros. Repetirás a limpeza no máximo a cada 15 dias.
2º) Separarás criteriosamente aquelas peças que faz um tempão que você não usa e doarás. As estatísticas dizem que se você não usa uma roupa há mais de um ano, certamente não precisará mais dela. É claro que eu sei que algumas peças-chave são importantes serem mantidas, mas procure não ser miserável na abnegação (falo isso porque conheço muita gente que tem doutorado em Desculpas Esfarrapadas e procura guardar o máximo de coisas possível). Eu sempre olho o que posso doar toda vez que adquiro alguma roupa nova.
Ah, você também pode separar o que não usa mais e aproveitar para fazer um Chá da Troca. Convide suas amigas e explique que elas deverão levar roupas, sapatos ou acessórios que não têm mais interesse. Daí cada uma faz propaganda de suas peças e, após todas serem devidamente apresentadas, começa-se o “leilão”. Por exemplo, se eu e você temos interesse na blusa azul de Beatriz, perguntamos a ela se tem alguma peça do nosso arsenal que lhe interessa. Ela vai avaliar o que seja mais interessante e, se tiver interesse, fará a troca. Gente, isso é muito divertido e, de quebra, você ainda renova o guarda-roupa. Ao término das trocas, sugira que aquilo que não foi trocado seja recolhido para doação. Bacana, né?
3º) Agora que você “enxugou” suas roupas, separarás por estação. As peças que não serão utilizadas nessa estação deverão ser guardadas em lugar longe de ácaros e mofo, por isso preferirás as space bags, que, por serem embaladas a vácuo, conservam a roupa e ainda economizam espaço.

4º) Usarás space bags ou sacolas especificas para edredons para guardar roupa de cama. Já as toalhas, guardarás em rolinhos, pois ficam mais bonitinhos e funcionais.
5º) Nos cabides, separarás as roupas de passear das usadas no trabalho. Se você não tem essa de separar as roupas que deverá usar SÓ no trabalho, você acabará abusando das roupas mais cedo. Aprendi essa lição com minhas colegas de trabalho e constatei a sua veracidade.
6º) Caso você não disponha de espaço nas gavetas para guardar cintos, jóias ou gravatas, adquirirás caixas organizadoras que, além de funcionais, são bonitas.
7º) Não acumularás roupa cada vez que experimentá-las.
8º) Guardarás os sapatos pouco usados (os de festa, por exemplo) em sacos específicos para este fim ou caixas (de preferência transparentes).
9º) Comprarás sachês com cheirinho agradável e guardarás junto às gavetas e penduradas em alguns cabides alternadamente.
P.S.: Sem fazer propaganda, mas já fazendo, gosto muito dos sachés da Mon Bijou, que possuem uma fragrância suave e com boa fixação. É roupa cheirosa sempre.
10º) Farás manutenção da ordem sempre que necessário. Não deixarás para amanhã a organização que podes fazer hoje.
Gente, sei que cada um tem seu próprio método de organização e por isso mesmo podemos trocar idéias. Então, ajude-me e deixe abaixo seu comentário.

Beijos.



4 comentários:

Larissa 29 de maio de 2011 às 16:01  

O sachê já está integrando minha lista de supermercado!

Dani Toscano 5 de junho de 2011 às 17:43  

Adda,
Como já comentei lá no Face, achei legal essa nossa paixão em comum. O scrap entrou na minha vida pra me deixar menos agitada e me ajudar a colocar pra fora as mil e uma coisas que rolam na minha cabeça por minuto.
Me tornei seguidora e vou colocar teu blog na barra lateral do meu bloguinho.
Um xêro, melhoras.
Dani Toscano

Eva 11 de junho de 2011 às 02:40  

Oi Adda, eu sigo teu blog, vc já conhece o meu? ficaria feliz se me seguisse também, adorei o teu blog, beijos.

Eva 13 de junho de 2011 às 18:08  

Obrigada querida Adda pela simpatia e pelo carinho, seja super bem vinda, beijinhos, tudo de melhor para vc.

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP