Biscoitos caracol

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Co-co-co-como vão, companheiros?

Saudades de mim? Eu também estava sentindo a falta de vocês. Hoje vim compartilhar a receita dos biscoitos caracol, que são lindinhos de viver e que levei para o chá de baby de uma grande amiga. Receita original da Martha Stewart, mas que vi no site The Cookie Shop, da Paula Cinini. Maravilhosa, cheia de ideias divertidas e que gosta de DESconstruir a gastronomia, seu site deve ser parada obrigatória para todo "blogueirocook" que se preze. Có-có-có? (tradução: entendeu?)

Bom, sem mais delongas (e tendo em vista que terei que sair para chocar meus ovinhos), vamos à receita:

Biscoitos caracol (receitinha tirada daqui)
Ingredientes:
1 1/2 (250g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 3/4 xíc. de açúcar
2 ovos ligeiramente batidos, mais 1 clara separada
1 colher de chá de sal
2/3 xíc. de leite
1 colher de sopa de baunilha
5 xícaras de farinha de trigo
1/4 xíc. da cacau em pó (eu não quis usar chocolate, então substitui por corante azul e laranja, dividindo a massa em 3 partes).


Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e fofo. Junte os ovos e o sal – bata para combinar. 
Junte o leite e a baunilha e reduza a velocidade da batedeira. Junte a farinha de trigo aos poucos até ficar homogêneo – não precisa bater muito.
Divida a massa em duas partes. Junte o cacau (ou corante) à metade da massa e misture na batedeira ou à mão.
Abra a massa de chocolate sobre um papel manteiga polvilhado com farinha até ficar com 0,5cm de espessura. Corte retângulos de 20 X 15cm e leve a massa à geladeira dentro de uma assadeira. Sobre outra folha de papel manteiga, abra a massa de baunilha e corte retângulos do mesmo tamanho da massa de chocolate. Leve à geladeira para firmar um pouco, uns 10 minutos.
Pincele a clara de ovo de leve sobre cada retângulo e coloque os de baunilha sobre os de chocolate (ou pigmentados). Começando pelo lado maior, enrole como rocambole, bem apertado. Leve à geladeira por 20 minutos. Corte em fatias e asse em forno preaquecido a 180°C em assadeiras forradas de papel manteiga, mais ou menos 15 minutos. Deixe esfriar um pouquinho e passe para uma grade para esfriar completamente.
Guarde em potes tampados por até 1 semana.
Espero que apreciem a fornada!
Bitocas no olho,

3 comentários:

Eva 13 de julho de 2012 às 11:28  

Adda do céu, eu sinto saudades de ti muié, me penitencio por não dar conta de todas as amigas e chego sempre atrasada, o afeto permanece por aqui, amei o post, desejo um findi muito abençoado prá ti, bjos amiga querida.

BloggerPlus App,  13 de julho de 2012 às 17:01  

Ô, Evinha, também sinto sua falta. A culpa pela ausência no mundo bloguístico é comum, pois nunca daremos conta de todos. Aliás, nem de nós mesmos muitas vezes. Veja meu post...quanto tempo faz que não ponho nada novo?!?! Enfim, fica na paz! Tb gosto muito de vc e do seu cantinho virtual, que de vez em quando passo pra dar uma olhadela. Bjão.

Escritora Adelisa 26 de julho de 2012 às 10:33  

Olá, bom dia!
Somos colegas: tomei conhecimento do seu blog no Wiki.
Estou passando para conhecer.
Muito legal, parabéns! Voltarei mais vezes, se Deus quiser!
Segue abaixo o endereço do meu blog. Sua visita será bem vinda!
Um abraço,
Adelisa.

http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP