Dia dos pais

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Oi, gente!

Saudades de vocês! Faz um tempão que não publico nada e também não tenho feito visitinhas às minhas amigas virtuais. Desculpem-me, viu? Justifico dizendo que iniciei a fisioterapia no joelho (nooooooossa, como dói!). Também estive ocupada organizando algumas coisinhas aqui em casa, pensando na festa do niver de Samara (que já é no próximo mês) e arrumando a festinha do dia dos pais. Sim, inauguramos o setor de festas aqui em casa em grande estilo (dentro das minhas limitações, claro!), tudo feito com muito carinho para receber os pais da família Ritzel - o “ancião” Adão (meu sogro), Paulo (meu cônjuge) e Sadi (meu cunhado). No total, nove pessoas aqui em casa, número plausível para uma semi-deficiente-temporária como eu dar conta dos apetrechos e providências culinarísticas. É pena que painho não pôde comparecer, pois teria tornado o almoço ainda mais especial. Te amo, painho!

Queria fazer uma festinha com papelaria especial para a ocasião, então comprei na Tuty o kit completo para o dia dos pais. Imprimi tudo em papel Opaline A4 e cortei com antecedência. Não usei todas as peças do kit, pois não tinha a intenção de fazer cupcakes, docinhos e outras coisinhas doces pra ocasião. Mas, usei as bandeirolas em formato de gravata, as tags, os rótulos para mini-mentos (para o delírio da criançada), os mini-toppers (para enfeitar os palitos nos canapés), os toppers (como adorno dos palitos de churrasco que ficaram na lamparina), cones, adesivos para canudos e os rótulos para água. Ontem só tive o trabalho de montar as peças com os adornos que já tinha em casa.
A arrumação dos talheres com a dobradura do guardanapo eu aprendi a fazer aqui. Nos cones eu pus salgadinhos e amendoins apimentados. Preparei um canapé com patê de frango em formato de estrela e torradinhas. Para aqueles que não iriam beber vinho, fiz um suco de uva cremoso, que nada mais é do que bater no liquidificador 500 ml de suco de uva integral com 1 lata de leite condensado e gelo. Depois põe-se no congelador por cerca de 2 horas e serve. Uma delícia!


Para o almoço, minha sogra preparou uma picanha no forno, tão fácil de fazer que nem a minha preguiça de hoje deixaria passar a oportunidade de lhes dar a receita. Anota aí:

Picanha no forno

Pegue uma picanha inteira a faça furos dentro dela de modo que caiba um dente de alho. Faça isso nela toda, intercalando os furos. Pode colocar o alho sem pena, pois não vai ficar uma carne “ardida”.


Depois disso, forre a assadeira com sal grosso, coloque a picanha e faça nova camada de sal grosso.


Cubra com papel alumínio e leve para assar por cerca de 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe ainda no forno até dourar. Retire e corte em fatias.


Para acompanhar, os molhos barbecue e chimichurri caem muito bem (a critério de cada um, claro!). A carne sem molho já é muuuuuuuito saborosa.




P.S.: O molho no canto direito é pra salada. Uma mistura de vinagre balsâmico, azeite e sal. Super simples e rápido de fazer.
Depois da carne pronta, foi hora e vez de fazer o risoto com uma receitinha super especial que peguei com a Claudinha, do Feito a Mão. Inclusive, essa receita ela batizou com seu sobrenome, pois foi ela mesma que criou e, segundo ela, foi o melhor risoto que já fez. Bom, eu não comi os outros, mas garanto que este é fantástico. Então, anota aí também:

Risoto Ramalho (tomate seco, shimeji e bacon)

Para 2 pessoas:
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola ralada
1 xícara de arroz carnaroli sem lavar
1 xícara de vinho branco seco
1/2 litro de caldo de galinha
1/2 bandeja de shimeji fresco (usei champignon, pois não achei lugar que vendesse shimeji)
1/2 xícara de tomate seco picado
2 tiras de bacon desidratado
50 g de queijo parmesão ralado na hora
1/2 xícara de ervas picadas (usei manjericão, coentro e cebolinha)

Para desidratar o bacon, leve-o ao microondas por alguns minutos, até que as tiras fiquem crocantes. Pique-as e reserve.
Derreta a manteiga numa panela de fundo grosso, acrescente a cebola e deixe murchar. Depois acrescente o arroz e mexa bem. Acrescente o vinho devagarinho, mexendo sempre até que o arroz absorva bem o líquido. Repita o processo com o caldo de galinha. Quando o arroz estiver al dente, acrescente o tomate seco, bacon, shimeji picado e as ervas. Ajuste o sal e espere mais um pouco, sempre mexendo, e finalmente jogue o parmesão e um pouquinho mais de manteiga. Desligue o fogo, abafe e sirva em seguida.



A minha cunhada preparou boníssimas e lindíssimas saladas. Então, eis o nosso almoço de Dia dos Pais.


Detalhe para a mão do meu sogro já atacando os pratos! Não se pode nem mais tirar uma foto decente. Sei não, viu? kkkkkkkk

Mal terminaram o almoço e já ouvia murmúrios: “Vai ter sobremesa?”, “Só pra saber, porque vou ter que deixar um espaço na barriga pra ela”. Sei! Então, a sobremesa:

Sorvetão

1 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
8 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 lata de creme de leite gelado sem soro
1 lata de leite condensado
1 colher de café de maisena
4 ovos
1 xícara de achocolatado

Derreta as 2 xícaras de açúcar para caramelizar o refratário. Leve ao fogo o leite condensado, leite, 4 gemas, baunilha e maisena até formar um creme. Ponha por cima do caramelo.
Bata as claras até ficar consistente. Acrescente as 8 c.s. de açúcar e, depois, o creme de leite. Ponha essa mistura por cima do creme.
Misture o achocolatado com um pouco de água (ou leite), suficiente para formar uma mistura bem pastosa. Despeje-a no refratário com delicadeza, tentando alcançar todos os espaços. Leve para congelar e desenforme na hora de servir. Se possível, enfeite com cerejas e cabelinho de anjo. Delicioso!



Depois dessa comilança toda, todos foram para o café. Todos, menos eu, que preferi preparar um chá instantâneo tri-chique que minha sogrinha trouxe da última viagem aos pampas. Bom demais!


Fiquei feliz de ver que todos amaram o almoço, a decoração e o ambiente. Glória a Deus! O único problema é que eu não conheço meus NOVOS limites e, à noite, fiquei com uma estafa muscular que doía tudo. Quando é que vou voltar a ser GENTE de novo?
Bom, hoje estou de “ressaca muscular” e não vou sair de casa, nem mesmo para ir à fisio. Só Dorilax, muuuuuita água e gelo no joelho. Glória a Deus também, pois a Bíblia diz que é pra gente dar glória por tudo. Glórias! Amém!

Beijos a todos!


8 comentários:

Unknown 15 de agosto de 2011 às 16:48  

Menina, vc é muito chiqueee!! Seu almoço foi perfeito, imagino que estava tudo delicioso... Prendadíssima, parabéns!!!...

Thiara Ney - Tuty 15 de agosto de 2011 às 17:24  

Oi Adda,
Que demais! Ficou tudo lindo, parabéns!
=)
Bjos!

Bella 15 de agosto de 2011 às 19:56  

Adda, ficou tudo lindo e tenho certeza que delicioso! Amo produzir festas e receber amigos, existe algo melhor?
:D

PS: Sorteio rolando no blog
http://esemeudivafalasse.blogspot.com/

Polyana Alencar,  15 de agosto de 2011 às 21:19  

Que capricho...lindoooo!!!Babei pela picanha,amo e faço muito aqui.Peguei a receita do suco de uva e do sorvetão,vou fazer e depois te conto.O risoto não curto tomate seco!!!
A mão do sogro rsrsrsrs diga a eles q mando bjs...bj gde p vcs e fiquem com Deus sempreee!!!

mollymell 16 de agosto de 2011 às 00:19  

Adda, esse jantar foi um banquete. Que beleza. Que pratos deliciosos. E que beleza a decoração e o cuidado que preparou tudo. Parabéns! Pena que eu não estava lá pra experimentar um pouquinho de tudo :)

Cláudia Ramalho 16 de agosto de 2011 às 06:23  

Menina, que capricho!!!!
Que bom que gostou do risoto! Pena vc não ter achado o shimeji fresco, ele tem um gostinho especial.
Eu tenho um pote desse chá delicioso. Rsrs
Já salvei a receita da picanha e do suco.
Melhoras pro joelho.
Bjinhos

eu, Lila Cassini 16 de agosto de 2011 às 10:57  

Adda, tudo tão lindooooooooo... Valeu seu esforço. Ficou um super almoço. Que DEUS te abençoe com a cura do seu joelho, um beijo,

Calíope Corrêa 22 de agosto de 2011 às 11:09  

Oi Adda! Obrigadíssima pela visita!
Você viu que está rolando um sorteio por lá? Basta ser seguidor e deixar um comentário... vai e participa vai! ^^

Bjussss

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP