Receita do bolo cremoso... e uma parada para reflexão!

domingo, 24 de abril de 2011

O.K.! Como prometido, a receita do bolo cremoso de chocolate e café. Antes disso, uma pausa para reflexão sobre esse dia comemorativo tão especial:
Fazemos parte de um país que se diz cristão (em sua maioria), e como tal devemos parar para refletir o real sentido da Páscoa para nós. Hoje vemos o comércio voltado para a venda de ovos de chocolate, as escolas fazendo suas festinhas e pintando as carinhas das crianças de coelhinho. É fácil demais sucumbirmos a todas as ideias tão fofas que sugerem que façamos brincadeiras com as crianças neste dia, todas relacionadas ao “coelhinho da páscoa”. Confesso que são muito legais e criativas (se fossem em outra época, sem problemas), mas elas só nos distanciam do que devemos ensinar DE FATO aos nossos filhos.
Samara tem o privilégio de estudar numa escola em que Jesus é o centro da atenção da Páscoa (e no resto do ano também, né, Dani?). Lá fizeram uma celebração em que durante toda a semana as crianças foram instruídas quanto ao real sentido da Páscoa e na última quarta foi feita uma grande ceia para lembrar o propósito de Cristo aqui na terra, seu legado e nossa eterna herança (amém!). Como cordeiro que se entregou para ser sacrificado para expiação dos nossos pecados, Jesus deve tomar o lugar de reverência em nosso lar neste dia.
Como diz Rubens Cartaxo (diretor do Imago Dei – escola onde Samara estuda), a partir daí, desejar “Boa Páscoa”, no sentido do puro cristianismo, significa desejar que alguém seja alcançado e regatado pela graça e o amor de Deus manifestado na cruz e nasça de novo em espírito para viver em Cristo uma vida significativa e virtuosa aqui e agora e como conseqüência desta decisão, receber a vida eterna com Deus. É experimentar a liberdade de uma vida escrava do pecado para uma vida livre diante de Deus.” (para ler o texto na íntegra, clique aqui).
Pronto! Era isso que eu tinha pra dizer. Agora, que tal preparar uma ceia em família? Comece pelo pão e vinho (no caso, suco de uva para as crianças) e explique a elas o significado da Páscoa e depois celebre com um belo jantar. Para compor sua ceia, vamos fazer o bolo cremoso de chocolate e café? Gente, esse bolo é muito bom - cremoso e com sabor marcante. Afff!!!


Bolo cremoso de chocolate e café (essa receita eu peguei da Simone Izumi, do Chocolatriaentra lá para ver como o bolo dela ficou lindo)
Ingredientes:
200 g de chocolate ao leite
200 g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
5 ovos médios em temperatura ambiente
1/2 xícara +1 colher(sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de pó de café espresso (usei o café granulado instantâneo, mesmo)

(Por minha conta, acrescentei uma colher de sopa de fermento, pois queria o bolo “inchado” para dar pra todo mundo – e ficou ótimo)

Modo de Fazer: Derreta o chocolate e a manteiga em cubos no microondas (potência média por cerca de 2 minutos ou até derreter) ou em banho-maria. Bata os ovos até ficar espumante. Adicione o açúcar, a mistura de chocolate e manteiga e misture bem. Por último, adicione a farinha de trigo peneirada e o pó de café espresso. Verta a massa em uma fôrma de fundo falso redonda (usei a fôrma com furo), cerca de 22 cms diâmetro, forrada com papel manteiga, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos – em forno convencional.
Obs.: Como faço o teste do ponto correto: após formada a crostinha no topo do bolo, apalpo delicadamente a superfície com a mão – a temperatura é tolerável..não se preocupem…rs. Ela deve estar craquelada e bem molinha. Retire do forno e cubra com um pano. Desenforme morno-frio.


Calda (não a fiz, pois o bolo foi servido no café-da-manhã):
100 g de chocolate mentolado- utilizei um com recheio de menta, mas vc pode utilizar chocolate ao leite/meio amargo + algumas gotas de essência de menta
1 1/2 colher de manteiga sem sal
1/3 xícara de creme de leite
1/4 xícara de açúcar refinado
1 colher(sopa) de pó de café espresso

Modo de Fazer: Leve o chocolate em pedaços e a manteiga para derreter no microondas (potência média, cerca de 1 minuto e meio). Quando derretido, junte o açúcar, o creme de leite e o pó de café. Misture vigorosamente com um fouet, até obter uma calda lisa, sem grumos e brilhante.

P.S.: Gertrudes, perdoe-me mais uma vez. Da próxima vez você fará a receita, tá?
Desejo a todos uma Boa Páscoa!



0 comentários:

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP