Bolo de festa de leite em pó e morangos

sábado, 5 de novembro de 2011


Oooooiiiiiiii!!!!

Perdoem-me a ausência por aqui, mas o retorno ao trabalho trouxe consigo o ônus da falta de tempo para as coisas EXTRAordinárias. Enfim, redimindo-me, cumpro o prometido e trago a receita maravilhosa do bolo de festa feito exclusivamente para o niver de Samara.
Contando a historinha desse bolo, eu confesso (humildemente kkkk) que sou boa nessa coisa de fazer bolos, ao mesmo tempo que sou chata degustadora. Amo bolos, mas não ingiro caloria qualquer, não. Se é pra ficar mais gorda, que seja com algo realmente saboroso. Vocês não concordam?
Então, não queria um bolo qualquer pra o Chá com as Princesas. Nada de pasta americana, bonequinhas em cima (nada contra!) nem “frufrus” demais. Deveria ser algo leve, belo e despretensioso, como toda princesa deve ser. Quando vi a receita desse bolo no blog do Richie A Cozinha Coletiva -, eu tive a certeza de que era aquilo que eu estava procurando. E acertei na escolha, pois pense num bolo delicioso. Comeria todas as calorias do mundo por ele! kkkkk
Sem mais delongas, vamos à receita:

Bolo de festa de leite em pó e morangos


Para o pão-de-ló:
(precisei fazer duas receitas pra dar na altura que queria, então cortei cada porção em duas partes e obtive 4 andares)

Ingredientes:
170g farinha de trigo;
2 colheres (sopa) amido de milho;
2 ½ colheres (chá) fermento em pó;
4 ovos, em temperatura ambiente;
200g açúcar refinado;
2 colheres (sopa) manteiga;
80 ml de água fervente.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte com manteiga o fundo e as laterais de uma fôrma redonda de 24cm de diâmetro [a Tati usa duas fôrmas de 20cm, dividindo a massa]. Cubra o fundo com um disco de papel manteiga untado e polvilhe farinha nas laterais. Reserve.
Em uma tigela, peneire a farinha, o amido e o fermento. Misture e peneire novamente. Reserve.
Ferva a água, adicione a manteiga e mexa até derreter. Reserve.
Na batedeira, bata os ovos por uns 2 minutos. Adicione o açúcar a bata por mais uns 8 minutos, até ficar claro, leve e espumoso. Desligue a batedeira e peneire, mais uma vez, a mistura de farinha sobre a massa. Incorpore, usando uma colher de metal [usei um pão duro mesmo] cuidadosamente, mexendo de baixo para cima, sem bater. Adicione a mistura de água e manteiga e incorpore novamente, com delicadeza.
Distribua a massa na fôrma preparada, alise a superfície e leve ao forno, por mais ou menos 20 minutos. faça o teste: abra o forno [após 20 minutos] e pressione a massa levemente - a marca do seu dedo deverá permanecer, e enfiando um palito no centro, ele deverá sair seco.
Espere esfriar por uns 10 minutos. Desenforme retire o papel manteiga, espere mais uns 10 minutos e corte o bolo ao meio, usando uma faca de pão.

Misture 1/4 de xícara de leite condensado dissolvido em 3/4 de xícara de leite para umedecer a massa.

Para o recheio e cobertura:
(não fiz o chantilly com o creme de leite e açúcar. Comprei um litro de mistura pronta pra chantilly que vai à geladeira e a gente somente bate. Depois continuei a receita normalmente, acrescentando o leite condensado e o leite em pó)

500ml de creme de leite fresco gelado;
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
3/4 da lata de leite condensado;
Aproximadamente 1 lata de 400g de leite em pó de ótima qualidade.

2 caixinhas de morangos frescos, picados.

Preparo:
Bata 3/4 do creme de leite bem gelado com o açúcar. Quando estiver chegando no ponto de chantilly [picos firmes], vá adicionando o leite condensado aos poucos, e colheradas de leite em pó, batendo na velocidade média. Adicione o leite em pó até obter uma textura mais firme que creme chantilly, mas macia o suficiente para espalhar com uma espátula. 
Recheie o bolo com 3/4 do creme, cobrindo a camada de creme com uma camada de morangos picados.

Cobertura:
(eu usei o chantilly do recheio também pra cobertura. Deu menos trabalho!)
Bata o restante do creme de leite gelado em ponto de picos firmes, e misture delicadamente o restante do recheio. Use esse creme mais fofo e leve para a cobertura.

OBS: Richie decorou o bolo dele com frutas frescas, o que ficou belíssimo. Como não temos frutas silvestres (tipo cereja e blueberry) frescas por aqui, fiz a decoração com os suspiros rosas. Também ficou legal, né?


Agora, com a missão cumprida, pensarei e prepararei um post especial falando das minhas peças em papel maché.

Beijos e um ótimo final de semana,


10 comentários:

Anônimo,  5 de novembro de 2011 às 15:24  

BOLO MEIGOOOOOOO! SERÁ Q NO LUGAR DO CHANTILY PODERIA SER OUTRA DILICIA! ADOROOOOO MORANGO MAS N GOSTO DE CHANTILY!!

LÉIA

Polyana Alencar,  5 de novembro de 2011 às 19:46  

Ficou lindo e acredito q bastante saboroso!!!

Adda Ritzel 5 de novembro de 2011 às 22:46  

Ei, meiga, uma ganache é um excelente substituto para o chantilly. Mas garanto que esse chantilly (com leite condensado e leite em pó) ficou um espetáculo! Beijos.

Calíope Corrêa 5 de novembro de 2011 às 23:18  

Eu nem preciso mais dizer que ameeeeeeeeei esse bolo neh? Adoro coisas diferentes... tão original!!

Bjus
@OMundoDeCaliope

Ana Maria ( Jeito de Casa ) 6 de novembro de 2011 às 17:16  

Oi Adda

Que linda ficou a festa da sua filha!
Estou aqui sonhando com essa torta..rs
amo amo bolos, tortas, hummm.
Muito bom gosto na sua decor e a carinha da sua filha e de princesinha mesmo!

bjuu,ótimo início de semana pra vc!

Bella 7 de novembro de 2011 às 20:28  

Adda, adorei a troca das frutas por suspiros, ficou lindo...e aposto que gostoso!
:D

Paula 9 de novembro de 2011 às 20:21  

Olha acara de felicidade dessa menina!
Tbem, com um bolo maravilhoso desses!

Bjus

mollymell 12 de novembro de 2011 às 09:54  

Bom dia Adda, tudo bem?

Eu admiro tanto quem faz comidas & doces gostosos e lindos. Eu sou uma cozinheira sem grande recursos, e na realidade não sinto essa paixão pela cozinha, mas não deixo de admirar, e muito, quem tem o seu lugar na cozinha.
E sempre fui muito grata às pessoas q cozinharam e cozinham para mim, pois eu acho que cozinhar é um ato de amor.
Esse bolo é fantástico, e eu acho que jamais teria a habilidade para fazer algo ao menos parecido.
Meus parabéns mesmo por essa arte que você domina.

Bella 12 de novembro de 2011 às 12:47  

Adda, tá rolando uma sorteio de uma clutch no blog, passa lá e participa!
http://esemeudivafalasse.blogspot.com/
:D

Vero Kraemer 12 de novembro de 2011 às 17:39  

Adda querida, me deu LOMBRIGA desse bolo, to salivando aqui!!! rsrsrsrsrsrs
Eu querooooooooo!!!
Obrigada por seu voto lá na promoção, viu?
Te desejo um domingo mará!
Beijosssssss
Vero

Postar um comentário

Oiê!!! Que bom você ter aparecido. Sente pra tomar um cafezinho e aproveite pra deixar um recadinho pra mim. Gosto muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP